NOTÍCIAS

CONHEÇA O ASSESSMENT - UMA FERRAMENTA REVELADORA SOBRE COMPETÊNCIAS E COMPORTAMENTOS

No atual momento das organizações, além de recursos tecnológicos, inovação nos seus processos e no sistema de gestão, é necessário também uma equipe bem estruturada de colaboradores comprometidos e antenados para se destacar no mercado. E isso requer ações de gestão de pessoas que envolvam a identificação, o desenvolvimento e a manutenção de talentos.

Identificar, manter desenvolver talentos é um grande desafio das organizações - se não o maior. Torna-se prioridade para as organizações que buscam a sustentabilidade.

Cada vez mais os gestores e líderes percebem a importância de conhecer muito bem as qualidades, as competências, os pontos fortes e pontos a melhorar de seus funcionários. Por mais próximos que estejam de seus times, essa não é uma tarefa simples, porém é necessária para poder aproveitar as potencialidades e melhor gerenciar cada integrante e toda equipe de forma a obter resultados mais positivos.

O assessment apresenta uma maneira eficaz de conhecer as competências, características positivas, aspectos a desenvolver de cada funcionário e da equipe, a fim de descobrir, por exemplo, quem é o profissional dentro da equipe mais apto a exercer um cargo de liderança, ou ainda, descobrir quais as competências que o ocupante de um determinado cargo precisa desenvolver para atingir melhor performance. Trata-se de Análises de Perfil Comportamental e/ou avaliações técnicas e personalizadas de competências. É possível saber, sob a mesma régua de avaliação, quem é o mais indicado para uma vaga, quem tem potencial para crescer e quem, eventualmente, está fora do perfil da empresa ou da área. O assessment traça o mapa de competências comportamentais de um grupo e ainda identificaas motivações, como o indivíduo toma decisões, como se comunica, como gerencia, como planeja e muito mais.

Esse tipo de serviço é oferecido por empresas de consultoria de Recursos Humanos e não só possibilita que a gestão obtenha um panorama do capital humano que possui, como também torna possível que os principais desafios da empresa estejam alinhados ao potencial de seus colaboradores. Além disso, os resultados obtidos com a ferramenta podem fornecer à empresa instrumentos e informações para a composição de um sistema de gestão por competências.

Frequentemente, após a realização do Assessment, a maioria das empresas descobre que algumas pessoas estão em funções trocadas e que poderiam realizar um melhor trabalho, ter melhor desempenho e dar mais de si em outra posição ou até mesmo em outro setor.

É comum também que a aplicação do Assessment nas empresas resulte na revelação de talentos até então despercebidos pela gestão. Algumas pessoas naturalmente costumam ser mais reservadas e não saem gritando aos quatro ventos suas melhores qualidades. Por isso, é comum descobrir pessoas com potencial de crescimento incríveis e talentos até então inimagináveis.

As empresas que utilizam esse tipo de metodologia, percebem e afirmam que um dos maiores benefícios do Assessment é conseguir, de forma mais rápida, identificar e escolher a pessoa certa para o lugar certo na organização, além de ajustar a equipe atual aos processos, estruturas, demandas e ambientes vigentes. Fica evidente a melhora na produtividade, no desenvolvimento, na qualidade do trabalho, no comprometimento e engajamento da equipe, diminuindo o turnover da organização, já que o profissional passa a ser instruído a executar tarefas de forma que suas forças sejam utilizadas e fortalecidas.

Há também os benefícios do Assessment sob a ótica dos profissionais, além das vantagens da utilização desta metodologia nos processos de Coaching que iremos abordar na próxima edição.

Até lá, um abraço.

 

Maria Claudete Becker

Master Coach | Analista Comportamental

FOTOS